Atrás da porta

Em Atrás da porta, somos apresentados a um grande casarão, antiga morada de dona Carlotinha, uma senhora que a vida inteira foi apaixonada por livros. Quando ela morreu, o casarão, de tão grande que era, foi dividido em dois, passando a abrigar, de um lado, a sua família e o seu neto Pedrinho, e do outro a Escola Dona Carlotinha de Araújo Cintra.
Logo no início, somos convidados a conhecer Pedrinho e suas lembranças… Quando sua avó era viva, uma das coisas que ele mais gostava de fazer era ficar no quarto dela, ouvindo as mirabolantes histórias que ela lia para ele – contos de lobos, de fadas, de piratas e de tudo mais que se possa imaginar. Essas lembranças eram tão boas que, mesmo depois da morte de dona Carlotinha, Pedrinho continuou brincando em seu quarto, remexendo em suas coisas e, principalmente, procurando por aqueles incríveis livros que ela lia para ele.
Foi numa dessas investidas que encontrou uma porta nunca vista antes. Uma porta que dava para um cômodo misterioso que, para a sua surpresa, estava repleto dos antigos livros de dona Carlotinha. O garoto ficou maravilhado e decidiu manter sua descoberta em segredo dos pais. Passou a visitar o quarto todas as noites, onde se perdia em infindáveis leituras.
Aos poucos, Pedrinho decidiu compartilhar seu achado com um ou outro amigo… depois mais um… mais outro… E em pouco tempo, um grande grupo de crianças estava fazendo visitas secretas e noturnas à sua casa…
Mas, afinal, o que era esse cômodo tão misterioso? Por que abrigava tantos livros? Por quanto tempo Pedrinho conseguiria mantê-lo em segredo?
Com uma escrita leve e fluente, Ruth Rocha praticamente pega o leitor pela mão, conduzindo-o palavra a palavra, a um inesperado desfecho… Um livro que valoriza a importância e o prazer da leitura, com belíssimas ilustrações de Walter Ono, que retrata de maneira sensível as lembranças de Pedrinho e o clima de mistério que se instala em torno da enigmática “passagem secreta”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s