A gaiola

A Gaiola_MIOLO_limpo_novo-FINAIS.inddEste belo livro de Adriana Falcão, fala do encontro entre uma menina e um passarinho. Explorando os diferentes pontos de vista dos personagens, a autora constrói uma história aparentemente simples, mas que aborda com surpreendente profundidade questões acerca do amor e seus desdobramentos.
Tudo tem início quando, certo dia, um Passarinho machucado cai na casa de uma Menina. Sem pensar duas vezes, ela rapidamente toma para si a missão de cuidar do animal e, para isso, não poupa esforços. Entre curativos e carinhos, a Menina, em pouco tempo, passa a amar o Passarinho, que lhe retribui o sentimento.
Quando o Passarinho, finalmente, se vê curado, a Menina entende que é chegada a hora de soltá-lo. Mas depois de tanto amor cultivado, nem ele e nem ela querem mais se separar. E, para a surpresa e alegria de ambos, quando, com o coração apertado, ela disse “voa!”, ele rapidamente respondeu: “Menina, me prende numa gaiola?”
A felicidade apossou o coração de ambos. Assim teriam sempre um ao outro! A Menina seria só do Passarinho e o Passarinho seria só da Menina! Mas… afinal, é possível prender o amor?
É nesse momento que a história de Adriana Falcão sofre uma reviravolta. A gaiola que supostamente traria segurança, rapidamente se transforma em tormento – uma amarra que constantemente questiona a liberdade de suas escolhas. E assim, como num piscar de olhos, o amor entre Menina e Passarinho se desdobra em facetas difíceis de compreender e aceitar, como o medo, o ciúme, a rivalidade, a insegurança, entre tantas outras.
Por meio da relação de afeto entre uma criança e um animal, facilmente reconhecível pelo universo infantil, a autora introduz com coragem e delicadeza a ambiguidade dos sentimentos que o amor carrega em si. Vale ressaltar também as belas ilustrações de Simone Matias, que embalam o leitor na subjetividade dos personagens, traduzindo em imagens os seus oscilantes estados de espírito.
Por fim, a Menina e o Passarinho compartilham com o jovem leitor uma verdade que talvez seja um pouco dolorida – não existem gaiolas que possam garantir a permanência de um amor. Mas existe o momento presente, existe a alegria compartilhada e existe a coragem de seguir o coração.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s