O Fazedor de Amanhecer

ofazedordeamanhecer_fixo
Manoel de Barros é, antes de tudo, um fazedor de imagens. Imagens insólitas, surrealistas, que conjugam o sonho e a realidade em um jogo sutil, poético por natureza, que desafia a lógica e a imaginação do leitor. Orquestrando essas imagens, ele nos aproxima dos ruídos e silêncios da natureza: seus insetos fazem música, seus rios são cantores líricos e seus sapos, percursionistas. A vida pulsa.
Entre os perfumes do azul e o rumor nos voos das borboletas, Manoel de Barros constrói uma poesia sinestésica. Uma poesia desfeita em palavras-imagens que se confundem com sons e que cantam as cores do amanhecer.
Por tudo isso O fazedor de amanhecer é um livro que nos faz penetrar no universo da poesia, do poema, do poeta e, sobretudo, da expressão poética. Mergulhamos na poesia, porque ao ler/ver os textos verbais e visuais que compõem o livro somos dominados por um sentimento de beleza, de mistério das coisas, que só a poesia consegue revelar; mergulhamos no universo do poema, porque poema é obra de poesia em verso, que é feito de palavras, matéria-prima da poesia; no poeta mergulhamos, porque o estilo “fazedor” de Manoel de Barros é único; já o mergulho na expressão poética vem de observar o modo cuidadoso com que as palavras estão arranjadas, os efeitos sonoros, as figuras de linguagem e tudo o que determina as inúmeras interpretações dos textos.
As ilustrações de Ziraldo têm vida própria, mas nunca deixam de conversar com as palavras do poeta e de colocar diante dos olhos do leitor diferentes perspectivas de leitura, outras possibilidades de abordar os poemas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s