A cidade muda

A cidade mudaAs cidades têm um processo de crescimento tão rápido que de um dia para outro tudo pode mudar. A banca de jornal e a lanchonete podem ser facilmente substituídas por grandes prédios cinza sem janelas. Essa velocidade do tempo é o ponto central da obra A cidade muda, de Eduardo Amos, que ganhou nova capa, projeto gráfico e conceito editorial pela Editora Moderna.
O título traz a história de Juca, um menino que tem a rua onde mora com sua família, como sua rua favorita. Lá, ele conhece todo mundo, desde o carteiro até a moça da padaria. Porém, um dia acorda e muitas coisas estão diferentes. Há edifícios enormes, faixa de pedestres e semáforos. Com isso, ele começa a questionar as pessoas que passaram a circular pela rua sobre o que está acontecendo, mas todos parecem hipnotizados pelas pequenas telas que carregam nas mãos.
Já cansado e muito triste, o garoto passa a achar que está sozinho, que não há mais vida naquele lugar e que as pessoas não conseguem perceber que tudo está desaparecendo. Então, resolve subir no telhado de sua casa e gritar para saber se ainda existe alguém ouvindo. O que ele não esperava era que teria uma resposta de volta e que ela viria do meio dos prédios em forma de um arco-íris.
Com ilustrações de Ana Terra, a obra de Eduardo Amos incentiva as crianças a usarem sua imaginação e a procurarem de quem é a voz de arco-íris que está escondida no meio da cidade cinzenta. Além disso, o autor busca brincar com a ambiguidade da palavra “muda”, ao descrever as transformações implicadas pela urbanização e, ao mesmo tempo, retratar a mudez causada pela correria do dia-a-dia que faz com que as pessoas percam o contato mais direto com o outro preferindo se manter em silêncio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s