Lista de livros para o Halloween!

vampEstamos chegando no dia 31 de Outubro, e preparamos uma seleção de livros infantis de arrepiar! Hoje teremos Bruxas, Monstros e Fantasminhas para alegrar a criançada no Halloween, contar ótimas histórias para introduzir e incentivar a leitura individual e em família. Vamos à lista!

sorumbatica_gd

1 – Sorumbática

Na história, Momô e Mimi vivem com as tias bruxas num casarão. Era a noite das Travessuras, a mais temida do ano quando os bruxolengos costumavam bater na porta das casas em busca de guloseimas. Acontece que, quando a campainha tocou pela quinta vez, Tatambúzia, Tetê e Lolô estavam sem nenhum quitute para oferecer, que imprudência! Ao abrirem a porta esperando que fossem os pequenos bruxos, tiveram uma surpresa: era a Sorumbática, a bruxa mais terrível da região. Frustrada e raivosa por não receber os doces, ela lança sobre as três irmãs um feitiço poderoso, e somente os pequenos sobrinhos poderão ajudá-las, numa corrida contra o tempo. Será que eles irão conseguir?
A leitura promete uma experiência estimulante e repleta de surpresas.
Publicado pela editora Moderna.

uma-histc3b3ria-bruxc3b3lica

2 – Uma história bruxólica

Rodonésia é uma bruxa bem esquisita. Míope, tagarela e atrapalhada, não consegue voar em vassouras – é alérgica à palha –, prefere planar pelos céus a bordo de rodos, que ela surrupia de residências alheias. Até o dia em que vai parar na casa de Caíque, um menino que aprendeu com a falecida avó tudo sobre bruxas. Ou melhor, quase tudo – é no convívio nem sempre fácil com Rodonésia que Caíque descobre uma porção de coisas inimagináveis sobre o mundo da bruxaria. A cultura popular de Santa Catarina, em especial a de Florianópolis, foi a fonte na qual o autor Cláudio Fragata bebeu para conceber o livro Uma história bruxólica.
Publicado pela Globo Livros.

81rkeenbsl

3 – O Alfabeto Perigoso

Duas crianças corajosas e uma pequena gazela de estimação – carregando um mapa do tesouro – embarcam em uma viagem arriscada e assustadora por 26 versos alfabéticos. Com um cenário repleto de monstros, trolls, bruxas, fantasmas, criaturas com hábitos alimentares duvidosos e outros seres extremamente perigosos, o ilustrador Gris Grimly cria uma atmosfera sádica e ao mesmo tempo sombria que permeia a obra de Neil Gaiman.
Publicado pela Rocco.

os-monstros-mais-medrosos-do-mundo

4- Os Monstros Mais Medrosos do Mundo

Terrível! Medonho! Apavorante! Dentro do armário, debaixo da cama; com cinco pernas, quatro braços, dentes vampirescos. Todo mundo tem medo de monstro. Até mesmo… os monstros! Como é que pode?
Com muito humor e delicadeza, além de ilustrações assustadoramente divertidas, Paula Browne ensina à turminha leitora que somos todos iguais, mas diferentes — cada um com seus gostos, qualidades, defeitos —, e que é importante não só respeitar tais diferenças, mas compreendê-las. Permitir-se conhecer e aprender com o outro não é nenhum bicho-papão.
Publicado pela Rocco.

9788498712568

4 – A bruxa arreganhadentes

Três irmãos, desobedecendo às advertências da mãe, embrenham-se no bosque escuro e misterioso, onde tudo pode acontecer. O menor, temeroso e consciente do perigo, procura avisar os dois mais velhos, mas tem de tomar uma decisão e acaba por acompanhá-los. Como não sabiam o caminho de volta, decidiram entrar na casa da bruxa, onde cheirava a comida…
A personagem da bruxa devoradora de crianças que vive numa casinha no meio do bosque aparece na tradição oral comum a muitos povos (Turquia, Rússia, Europa…) e conta com antigos antecedentes literários. A Bruxa arreganhadentes tem um carácter híbrido, com elementos narrativos recolhidos de diversas culturas.
Nesta ousada aventura, o menor dos irmãos é o único capaz de ver com clareza (reconhecer a casa da bruxa, desconfiar da aparente afabilidade da desconhecida…), sem se deixar levar pelos impulsos e pela satisfação dos desejos.
Publicado pela OQO Editora.

40551_gg

5 – Uma Sopa 100% Bruxesca

A bruxa Croquilda estava morrendo de fome, coitada. (Fome de bruxa é uma coisa descomunal…) Só que os armários de sua cozinha estavam todos vazios. Não restava nem um sapinho seco no fundo da gaveta… Croquilda teve de pegar a vassoura e dar uma busca nas redondezas. Sorte que seus vizinhos gostavam de plantar hortinhas. Croquilda catou alguns legumes, juntou umas ervas cheirosas e… Temos sopa! Para completar, apareceu um príncipe achando Croquilda a coisa mais fofa do mundo. Que bruxa resiste a um príncipe batendo em sua porta? Depois disso, ninguém sabe onde Croquilda foi parar. Para contar a história, restou apenas a fumacinha de sua sopa de-li-ci-o-sa!
Publicado pela Companhia das Letrinhas.

fantasmas-no-porao

6- Os fantasmas no porão

m jogo de baralho amistoso e muito animado no saguão de entrada de um castelo. Quatro amigos confraternizando e divertindo-se até que… à meia-noite – Bum! Bum! Bum! –, três fortes pancadas fazem o castelo estremecer. Mas o que teria feito esse estranho barulho? Camundongos? Talvez aranhas? Morcegos, quem sabe? O som parece ter vindo do porão, mas, antes mesmo de averiguar o que aconteceu, os camaradinhas Henri, Lúcia, Jorge e Eduardo já tremem todos, afinal, como se já não bastasse o medo de escuro, eles podem encontrar pela frente… um fantasma! Um temor natural, não fossem eles também fantasmas!
Publicado pela Rocco.

joc3a3o-e-maria-1

7 – João e Maria

Uma adaptação da clássica história contada pelos Irmãos Grimm.
Fugindo da madrasta, João e Maria encontram uma casa toda feita de doces e isso seria perfeito, não fosse à bruxa que lá morava.
Publicado pela Escala Educacional.

104117

8 – As férias da Bruxa Onilda

E para finalizar, não podia faltar essa bruxinha famosa, engraçada e super atrapalhada.
O calor estava infernal e Bruxa Onilda decidiu ir à praia. Lá participa de um concurso de castelos de areia e ganha o primeiro lugar. O prêmio era uma prancha de windsurfe. Aí começa uma grande confusão. Ela quase se afoga, é levada para o hotel e, de tão assediada pelos fãs, resolve fugir pela janela.
Publicado pela editora Scipione.

Espero que gostem das nossas dicas de leitura para o Halloween, e vocês quais livros desse tema gostam mais? Mande para a gente suas dicas também!

fantasminha

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s