A Escada Vermelha

aescada1Era uma vez um pássaro que andava sempre com uma escada.
Usava a escada para subir aos telhados, para subir às árvores…

Protagonizado por um pássaro ingênuo e por um engenhoso coelho, “A escada vermelha” é um divertido álbum para pré-leitores e primeiros leitores que se destaca pela simplicidade da sua proposta estética e figurativa através de um esquema sequencial.
Uma parte da narrativa é acumulativa, pela enumeração de ações e elementos que se repetem de forma consecutiva, em sentido ascendente e descendente, estabelecendo um jogo mnemônico. Desta forma, tanto contribui para a aprendizagem de vocabulário, dos antônimos; como introduz temas como o tamanho dos objetos, as distâncias ou a lateralidade, culminando num desenlace que une a lógica e o humor.
Outro nível de leitura, mais relacionado com o nonsense e o absurdo, tem a ver com o pássaro, cuja falta de confiança na sua própria capacidade para alcançar um objetivo se reflete na sua atitude um pouco bizarra.
Ao mesmo tempo, Fernando Pérez Hernando leva-nos também a refletir sobre a essência das coisas e das pessoas, ao evocar a quantidade de complicações e voltas que por vezes damos – daí o caráter simbólico da escada – para conseguirmos o que queremos, em vez de o fazermos de uma forma mais simples, caso tivéssemos mais confiança em nós próprios.

escada2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s