Músicas para ler

“Se música é poesia, o lugar dela é no rádio ou no livro?”. Foi a partir desse conceito que a Editora Salamandra se inspirou para criar a coleção Músicas para Ler, que eterniza em livros grandes sucessos da Música Popular Brasileira. O projeto tem como objetivo valorizar as composições nacionais, ao trazer uma nova “roupagem” às canções já conhecidas pelo público.
“Essa coleção mostra que, principalmente nos dias de hoje, a arte não precisa se limitar a um formato tradicional. Ela pode ser adaptada, recriada e renovada dentro de qualquer mídia”, diz Danilo Belchior, criador do projeto e editor da Salamandra.
Com ilustrações superdivertidas, as obras foram feitas para surpreender o público, ao oferecer ao leitor a possibilidade de se entreter de uma maneira diferente, com uma música que já conhece há anos. Como as letras são reproduzidas na íntegra, a Salamandra analisou quais canções poderiam seguir uma linha narrativa infantil, capaz de serem ilustradas como se fosse uma história. A singeleza de “Oito anos” e o humor de “Família” foram as canções selecionadas para estrear a coletânea. Confira abaixo:familia_gdFamília – Gravada em 1987 pelos Titãs, a música Família é uma das composições mais conhecidas da banda e, agora, esse clássico do rock brasileiro é recriado na versão impressa. No enredo são exibidas várias situações rotineiras que se passam com cada integrante da família, como papai, mamãe, titia, seguidas pelo refrão Família ê, família á, família! .
“Apesar de a música ser crítica em relação a vários aspectos da família, com suas morais, medos e manias, tem também um certo humor afetuoso”, diz Arnaldo Antunes. “Eu e meu ‘irmão’ Arnaldo quisemos ao mesmo tempo criticar e homenagear essa instituição maluca, que vive se transformando, e sem a qual nossa sociedade não existiria. Quando eu vi o livro, pensei: esse livro poderia ter sido feito antes, mas ainda bem que foi feito agora”, revela Tony Bellotto. As ilustrações irreverentes dessa obra são de Loro Verz.
oitoanos_gdOito Anos – Escrita pela cantora e compositora Paula Toller a música “Oito Anos”, que tem coautoria com o músico Dunga, virou um hit infantil na voz de Adriana Calcanhotto no projeto Adriana Partimpim. No enredo, Gabriel, que tem apenas oito anos, faz perguntas difíceis de serem respondidas até por gente grande.
A música foi inspirada no filho da cantora: “Ele me perguntava sobre todos os assuntos, desde o mais simples até o mais complicado. E essa música foi inspirada nele, em sua vontade de explorar o mundo e aprender sobre as pessoas ao seu redor. O livro pegou a música e levou para outro universo poético, que eu acho muito lindo”, diz Paula Toller. As ilustrações ficam por conta de Bruna Assis Brasil.
Os títulos ainda trazem uma cartela de adesivos com os personagens e objetos da história para a garotada se divertir.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s